Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“Conversi ad Dominum” – Voltai-vos para o Senhor

Pax et Bonum,
Amados irmãos, ainda seguindo a reflexão da ultima postagem, trazemos uma matéria retirada da revista digital Salvem a Liturgia onde trás algumas fotos do Santo Padre celebrando versus Deum, para ilustrar o quanto o Papa deseja a “reforma da reforma” e novos movimentos litúrgicos.
É bom salientar que nada temos contra a celebração “versus populum”, mesmo porque, mesmo que o sacerdote esteja fisicamente voltado para o povo ele deve estar espiritualmente voltado para Deus, sobre isto o Santo Padre quando cardeal no livro “Introdução ao Espírito da Liturgia”, fala que a orientação é sempre voltado para Deus por Jesus no Espírito Santo. E para mais evidenciar isto o Santo Padre diz que sobre o altar (no centro), voltado para o sacerdote, deve permanecer o Crucificado que é o nosso Oriente.
Espero que estas imagens possam alimentar mais ainda o desejo dos nossos corações por uma oração pura, uma celebração que exprima com mais propriedade o Santo Sacrifício da Missa.
“Considero as inovações mais absurdas das ultimas décadas aquelas que põem de lado a cruz, a fim de liberar a vista dos fiéis para o sacerdote. Será que a cruz incomoda a Eucaristia? Será que o sacerdote é mais importante que o Senhor?” Joseph Ratzinger, Introdução ao espírito da Liturgia
“Perder a Santa Missa é perder tudo, porque a Santa Missa é nosso Tudo.”  Pe. Roberto.

Ave Maria Immaculata.
______________________________________________

Papa celebra “versus Deum” na capela Paulina
Por: Kairo Neves

Ontem (01 de Dezembro) o Santo Padre celebrou a Santa Missa com os membros da Comissão Teológica Internacional. Esta celebração ocorreu na Capela Paulina do Palácio Apostólico. Tal capela fora construída pelo papa Paulo III e recentemente reformada. Apesar de o altar da capela se encontrar separado da parede, o Papa celebrou versus Deum, isto é, durante liturgia eucarística ficou na mesma orientação dos fiéis: “de frente para Deus”.
O papa já havia celebrado assim em outras ocasiões públicas, mas geralmente o faz na Capela Sistina, que tem o altar unido à parede. Tal atitude do Sumo Pontífice confirma que o uso do versus Deum não se resume a situações práticas, como poderia sugerir seu uso na capela sistina, mas tem seu fundamento em razões litúrgicas e teológicas.
Fonte: New Liturgical Moviment e Oblatus
Obs.: O Papa celebrou no rito ordinário (Rito Paulo VI)




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos Pax et Bonum.
Seu comentário constroe este espaço