Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pode o Sacerdote ouvir confissões na sexta-feira e sabado santo?

  Caros Irmão, Pax et Bonum.
Estamos trazendo novamente este artigo que publicamos na quaresma do ano passado, pois
temos constatado que ainda se mantém as mesmas duvidas em relação ao Sacramento da Penitência (Confissão) e sua celebração na Sexta Feira da Paixão e no Sábado Santo. E infelizmente temos visto que tem havido, também, um esforço por manter os fieis na ignorância e assim eles não possam recorrer o que lhes é de direito.
Por isso, caros irmãos, divulguem este artigo o máximo possível, pois além de direito dos fies é também uma fonte de grande espiritualidade a celebração da Penitência durante a Semana Santa e sobre tudo na Sexta feira da Paixão e no Sábado Santo, dias penitenciais por excelência.

Ave Maria Immaculata.


Confissões Durante a Sexta-Feira e o Sábado Santos

       Vê-se, todos os anos, muita confusão a respeito da possibilidade da administração das Confissões durante a Sexta-Feira e o Sábado Santos. Alguns sacerdotes, inclusive especialistas em liturgia, afirmam erroneamente que as rubricas do Missal proíbem a celebração do sacramento da Penitência durante a Sexta-Feira e o Sábado Santos.
        No entanto, esta afirmação é INCORRETA.
        Eis o que o Missal realmente diz.
       As edições de 1970 e de 1975 do Missale Romanum (Novus Ordo) (usando a linguagem tradicional usada pelo Papa Inocêncio III, † 1216) afirmam o seguinte a respeito da Sexta-Feira e do Sábado Santos: Hac et sequenti die, Ecclesia, ex antiquissima traditione, sacramenta penitus non celebrat  (Hoje e amanhã, segundo antiquíssima tradição, a Igreja não celebra os sacramentos – pg. 254 da edição da Paulus). No entanto, já que se trata de um Missal (ou seja, de um livro para a celebração da MISSA), sacramento refere-se apenas à Eucaristia, Santa Missa e NÃO aos outros sacramentos.
        A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos esclareceu esta rubrica em sua revista oficial Notitiae [1977 – no. 137 (Dezembro) p. 602].
Na edição de 2002 do Missale Romanum (ainda não traduzida para o Brasil) no mesmo parágrafo a dúvida foi sanada. Assim foi modificado o texto citado acima (a ênfase é minha): Hac et sequenti die, Ecclesia, ex antiquissima traditione, sacramenta, praeter Paenitentiae et Infirmorum Unctionis, penitus non celebrat… (Hoje e amanhã, segundo antiquíssima tradição, a Igreja não celebra de forma alguma os sacramentos, exceto os da Penitência e da Unção dos Enfermos).
         Os Sacerdotes não somente podem, mas DEVERIAM ouvir confissões na Sexta-Feira e no Sábado Santos, pois se trata de dias especialmente dedicados à penitência.
        Aliás, aproveitando a deixa, é bom lembrar que não somente é permitido, mas igualmente apropriado que haja um sacerdote ouvindo confissões enquanto outro celebra a Santa Missa. (Cf. Redemptionis Sacramentum 76 e a resposta da Congregação ao “Dubium” em Notitiae 37 (2001) pp. 259-260).
        Ter um sacerdote no confessionário antes e mesmo durante a Missa dominical ou festiva é uma forma de dar a oportunidade de os fiéis que mais necessitam (os doentes espiritualmente) receberem este remédio espiritual que, de outra forma, não buscariam.

(Tradução e adaptação de Padre Paulo Ricardo. Fonte: http://wdtprs.com/blog/2011/04/confessions-during-the-triduum/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos Pax et Bonum.
Seu comentário constroe este espaço