Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Pode o Sacerdote ouvir confissões na sexta e no sábado da Semana Santa?

Caros irmão, Pax et Bonum.

Trago hoje uma informação que gostaria de ter-la trazido antes, mas só agora que tive conhecimento dela, e confesso que ensinava errado.
Para citar um exemplo, minha esposa pediu ao nosso padre confissão na sexta-feira da paixão e ele lhe abriu uma exceção (acho que ele desconhece também essas informações), eu por achar que a rubrica do missa que fala que na sexta e no sábado da semana santa não se celebra os sacramentos se referia a todos os sacramentos, reclamei com minha esposa por não ter buscado confessa-se antes e por ter se aproveitados da amizade que temos com o padre fazendo-o desobedecer as rubricas.
O que a falta de conhecimento não faz?  ...

Que a Grande Mãe de Deus vos conduza numa leitura orante destas linhas.

Ave Maria Immaculata.



____________________________________________________________________

Confissões Durante a Sexta-Feira e o Sábado Santos

.
Alguns sacerdotes, inclusive especialistas em liturgia, afirmam erroneamente que as rubricas do Missal proíbem a celebração do sacramento da Penitência durante a Sexta-Feira e o Sábado Santos.
No entanto, esta afirmação é INCORRETA.
Eis o que o Missal realmente diz.
As edições de 1970 e de 1975 do Missale Romanum (Novus Ordo) (usando a linguagem tradicional usada pelo Papa Inocêncio III, † 1216) afirmam o seguinte a respeito da Sexta-Feira e do Sábado Santos:
Hac et sequenti die, Ecclesia, ex antiquissima traditione, sacramenta penitus non celebrat
(Hoje e amanhã, segundo antiquíssima tradição, a Igreja não celebra os sacramentos – pg. 254 da edição da Paulus).
No entanto, já que se trata de um Missal (ou seja, de um livro para a celebração da MISSA), sacramento refere-se apenas à Eucaristia, Santa Missa e NÃO aos outros sacramentos.
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos esclareceu esta rubrica em sua revista oficial Notitiae [1977 – no. 137 (Dezembro) p. 602].
Na edição de 2002 do Missale Romanum (ainda não traduzida para o Brasil) no mesmo parágrafo a dúvida foi sanada.
Assim foi modificado o texto citado acima (a ênfase é minha):
Hac et sequenti die, Ecclesia, ex antiquissima traditione, sacramenta, praeter Paenitentiae et Infirmorum Unctionis, penitus non celebrat…
(Hoje e amanhã, segundo antiquíssima tradição, a Igreja não celebra de forma alguma os sacramentos, exceto os da Penitência e da Unção dos Enfermos).
Os Sacerdotes não somente podem, mas DEVERIAM ouvir confissões na Sexta-Feira e no Sábado Santos, pois se trata de dias especialmente dedicados à penitência.
Aliás, aproveitando a deixa, é bom lembrar que não somente é permitido, mas igualmente apropriado que haja um sacerdote ouvindo confissões enquanto outro celebra a Santa Missa. (Cf. Redemptionis Sacramentum 76 e a resposta da Congregação ao “Dubium” em Notitiae 37 (2001) pp. 259-260).
Ter um sacerdote no confessionário antes e mesmo durante a Missa dominical ou festiva é uma forma de dar a oportunidade de os fiéis que mais necessitam (os doentes espiritualmente) receberem este remédio espiritual que, de outra forma, não buscariam.

Post retirado de: /padrepauloricardo.org
(Tradução e adaptação de Padre Paulo Ricardo. Fonte: http://wdtprs.com/blog/2011/04/confessions-during-the-triduum/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros irmãos Pax et Bonum.
Seu comentário constroe este espaço